segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Rebelde-S

Eu sou fã de REBELDE MX a muito tempo, desde 2005, mais foi só nesse ano que eu descobri que a Record fazeria uma adaptação de Rebelde MX que eu pesquisei e descobri que o primeiro Rebelde foi da Argentina.



Tudo começou em 2002 e a novela se chamava Rebelde Way, escrito pela maravilhosa Cris Morena Group, exibida de 27 de maio de 2002 à 18 de dezembro de 2003.

Conta a história de adolescentes de diferentes classes sociais que convivem em um exclusivo colégio de classe alta. Eles superam suas diferenças, conflitos e indecisões para superar os típicos problemas dos jovens, como: drogas, sexo, preconceitos e claro, o típico relacionamento entre pais e filhos. Protagonizados por jovens entre 14 e 18 anos, a história tem como pano de fundo, o famoso Elite Way School, na cidade de Buenos Aires. Eles também formaram uma banda que se chamava Erreway só que eram apenas 4 integrantes, diferente do RBD que haviam 6.


Em 2004, o produtor Pedro Damián negociou com a produtora Cris Morena Group os direitos de produção local da novela Rebelde Way. Ele convidou Pedro Armando Rodriguez e Maria Balmori para adaptar a trama e Juan Carlos Muñoz com Luis Pardo para dirigir.


Os nomes do elenco principal foram modificados:

Mia Colucci - Mia Colucci (Anahí);
Manuel Aguirre - Miguel Arango (Alfonso Herrera);
Marizza Pía Spiritto - Roberta Pardo (Dulce María);
Pablo Bustamante - Diego Bustamante (Christopher Uckermann);
Luna Fernández/Laura Arregui - Lupita Fernández (Maite Perroni);
Guido Lassen - Giovanni Méndez(Christian Chávez).


Apesar das igualdades entre as histórias, o nome de alguns dos personagens foram modificados e o roteiro de Rebelde recebeu cenas adicionais e diferentes da versão original. A faixa etária entre os atores também é diferente, na média entre 18 à 21 anos. Os figurinos são bem mais ousados, explorando mais a sexualidade das atrizes e isso ajudou no sucesso da novela, entre outros públicos além do público-alvo: os jovens. Rebelde foi exibido em mais de 70 países, incluindo o Brasil (exibido pelo SBT entre 2005 à 2006).

A banda lançada da novela se chama RBD e tem mais integrantes do que o original Erreway. Além dos quatro personagens principais, a banda conta com Christián Chávez, que interpreta Giovanni (no original: Guido) e Maite Perroni, no papel de Lupita (no original: Luna/Laura). O RBD se lançou além das fronteiras mexicanas e conseguiu fazer sucesso nos Estados Unidos, onde lá fizeram muitos shows e ganharam diversos prêmios importantes no mundo da música. Apesar de serem rotulados como um produto fabricado da televisão, o grupo RBD quebrou todas as barreiras inclusive linguísticas, já que a novela foi exibida no Brasil e a banda chegou a vender milhares de discos gravando versões brasileiras e gravando também um show histórico produzido no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro e que foi comercializado internacionalmente.

A novela Rebelde teve 3 temporadas, ao contrário da original, porém a terceira e última temporada foi esticada, já que se trata do final da segunda temporada na versão argentina. Após o término da produção, foi criado uma série, interpretados pelos próprios integrantes da banda, uma espécie de quase "reality-show" e aos moldes de uma sitcom norte-americana, como a série Friends, da Warner Bros Television. A série RBD, La Família, é supervisionado por Cris Morena que foi aqui exibida pela Rede Brasil . A banda RBD anunciou o fim de suas atividades em 15 de agosto de 2008, mas para se despedir do público, os integrantes realizaram uma série de shows pelo mundo (inclusive o Brasil)e lançaram cerca de 21 CDs (em espanhol, português, inglês, ao vivo e coletânes) e 12 DVDs. Foi a banda bem mais sucedida dentre as versões, assim como a novela.






Versão Índia (2005) Esta é a versão mais curiosa de Rebelde Way, se chama Remix e é uma produção indiana. Os diretores são: Bhooshan Patel, Iqbaal Rizzvi, Jaggi e Roniz Malhotra. A série foi totalmente adaptada aos costumes indianos e alguns detalhes da versão original não são interpretados por esta produção, mesmo assim, Remix foi um grande sucesso e e chegou a ter uma segunda temporada.

O nome de todos os personagens foram modificados, incluindo o elenco principal. Veja abaixo os nomes:

Mia Colucci - Tia Awja (Shweta Gulati);
Manuel Aguirre - Ranveer Sisodia (Karan Wahi);
Marizza Pía Spirito - Anvesha Banerjee Ray (Priya Wal);
Pablo Bustamante - Yuvraj Dev "Yuv" (Raj Singh Arora).
O nome do Elite Way School é na verdade o Maurya High School para os indianos. A banda originada da versão indiana, se chama Remix Gang e as canções são interpretadas por um grupo diferente e são mais dançantes.





Em 2008 ouve Rebelde Way Portugal Rebelde Way e inicialmente se chamaria Onda Rebelde, porém o nome original foi mantido. Trata-se da 3ª produção de Cris Morena produzida em sólo português, sendo as anteriores: Floribella (de Floricienta) e Chiquititas (de Chiquititas 2006).

Dirigido pelo brasileiro Atílio Riccó e adaptado por João Matos, Catarina Dias, Pedro Cavaleiro, Raquel Palermo, Ana Morgado, Mário Cunha e Filipa Guimarães, a versão lusitana de Rebelde Way já conquistou o seu público e compete no horário com o canal concorrete TVI, que exibe a novela Morangos com Açúcar, há mais de 5 temporadas. Morangos com Açúcar, que chegou a ser exibida durante uma temporada no Brasil pela Rede Bandeirantes, é sucesso como em comparação à novela Malhação, da Rede Globo, que também é exibida em Portugal pela RTP.

O nome dos personagens são:

Mia Colucci - Mia Rossi (Joana Anes);
Manuel Aguirre - Manuel Guerreiro (Nelson Antunes);
Marizza Pía Spirito - Lisa Scott (Joana Alvarenga);
Pablo Bustamante - Pedro Silva Lobo (Tiago Barroso).





Rebelde de Chile foi ao ar em 2009 e se chamava CRZ Corazón Rebelde. O nome dos personagens são:

Mía Colucci - María José "Coté" Colucci (Luciana Echeverria);
Manuel Aguirre - Manuel Santander (Ignacio Garmendia);
Marizza Spirito - Martina Valdivieso Rey (Denise Rosenthal);
Pablo Bustamante - Pablo Bustamante (Augusto Schuster);
Luna Fernandéz - Luna Fernandéz (Magdalena Muller).
Essa produção é sendo a mais diferente das outras vesões, os chilenos tentaram mudar um pouco a história, e as características dos personagens, mas com as adaptações sugeridas por Cris Morena e tendo muito mais liberdade nos temas cotidianos dos jovens, algo que a versão original não teve. Este original argentino que tem argumento de Cris Morena tem vindo a conquistar o mundo e a fazer com que muitas estações de países diferentes adoptem a série com atores locais. No início, a novela se chamava "S.O.S Corazón Rebelde" e a banda consequentemente se chamaria "S.O.S", porém para fugir de uma acusação de plágio do canal Chilevisión, que tinha um programa com o mesmo nome das iniciais, em menos de 1 mês mudaram para CRZ, que nada mais é que as abreviatura de Corazón.




Em 2010 a Televisa fazem uma parceria para produzir Rebelde BR na Record em março de 2011, agora é esperar pra ver!



MAIS ANTES DE IR EM "PUBLICAR POSTAGEM" POSSO DIZER QUE INDEPENDENTE DE QUANTAS VERSÕES TEVE, REBELDE MX (RBD) SERÁ ÚNICO, INSUBSTITUÍVEL, INABALÁVEL, E ME ENSINOU MUITO. OBRIGADA ROBERTA PARDO, DIEGO BUSTAMENTE, MIA COLUCCI, MIGUEL ARANGO, LUPITA FERNÁNDEZ, GIOVANNI MÉNDEZ, E OS OUTROS PERSONAGENS QUE ME ENSINARAM CONCERTEZA! E OBRIGADA TAMBÉM A DULCE MARÍA, ANAHÍ, ALFONSO, CHRISTOPHER, CHRISTIAN, MAITE. E obrigada Pedro por ter feito a melhor versão e ter acrescentado cenas muito importantes, isso é fato.

Um comentário: